Praticar exercícios físicos pela manhã pode ser a melhor alternativa para quem deseja mais disposição física e cognitiva no restante do dia. Em meio a esse grupo, existem os que gostam de realizar seu treino assim que acordam (ainda em jejum), e outros que preferem adiar o exercício para o meio da manhã, depois de tomar aquele cafezão reforçado. Mas a dúvida que fica é: Existe algum benefício em realizar as atividades físicas em jejum? 🤔💭 isso é o que a gente vai descobrir!
Antes de mais nada, vamos entender o básico, o que é Cardio em jejum?
O treino cardio (cardiorrespiratório) é uma modalidade de exercícios que têm como objetivo fortalecer o sistema cardíaco, os pulmões e os músculos através de atividades físicas que testam sua resistência e movimentam o corpo inteiro, em resumo, são aqueles que você bastante e fica ofegante.
Assim, quando falamos de cardio em jejum, significa simplesmente fazer exercícios cardiorrespiratórios após um longo período de restrição alimentar, cerca de 6 a 8 horas após a ingestão de alimentos.
Dica: Tente não ultrapassar o tempo máximo de 40 minutos em cada atividade, seguindo sempre seu próprio ritmo e limitação : )
Benefícios do Cardio em Jejum 💪🏼
Um dos principais benefícios é a perda de peso, isso porque, quando estamos com o estômago vazio, nosso organismo produz menos glicose e glicogênio, fontes de energia para o corpo.
Assim, o corpo utiliza os estoques de gordura para gerar energia, favorecendo a queima de calorias. Sem a principal fonte de energia, o carboidrato, nosso corpo entende que a gordura deve ser queimada mais rapidamente, essa é a famosa Cetose, um estado metabólico natural em que o corpo usa a gordura como combustível principal, ajudando a diminuir a gordura corporal de forma mais eficiente, melhorando a química do sangue, experimentando a inflamação e desenvolvendo maior resistência ao estresse.
E os efeitos negativos, existem?
Pegue leve na prática de exercícios de maior intensidade pela manhã, ao perceber que o organismo ultrapassou o limite tolerado, o corpo pode interromper a queima de vitaminas e passar a usar a massa muscular como fonte de energia, o que não é recomendado.
Além disso, o cérebro precisa de energia para se concentrar e, se não for alimentado, você pode perder a capacidade de concentração e isso pode causar lesões. Por isso, é muito importante ouvir seu corpo, parar ou diminuir o ritmo se começar a sentir vertigens, tremores e tonturas durante o treino de cardio em jejum. Corra pra se alimentar, ok?
Dica: Não é aconselhável praticar cardio em jejum todos os dias, por isso, opte por fazê-lo em dias alternados e sempre orientado por um especialista, para que sejam criadas estratégias de acordo com seu perfil e necessidade.
Quais os exercícios de cardio mais conhecidos?
Os queridinhos da lista de quem ama suar na prática de atividades físicas, mas de forma mais dinâmica são:
- Caminhada
- corrida
- Bicicleta
- Treinos intervalados de alta intensidade (HIIT)
- Pular corda
- Natação
- hidroginástica
- Remo
- Subir escadas
Para finalizar, se mantenha sempre hidratado e focado em uma alimentação saudável e balanceada, afinal, viver saúde é fundamental e só traz benefícios para todo o mundo.